mercoledì 22 agosto 2012

A Dieta Dukan

Hoje quero apresentar a voces a tal dieta que estou fazendo - a Dukan. Concebida pelo medico frances Pierre Dukan. Eu conheci essa tal dieta totalmente por acaso: estava numa loja de eletronicos aqui na Itàlia quando percebi num canto alguns livros sendo vendidos e logo acima desta pequena estante percebi este livro:






Nao gente, pàra e pensa: 350 receitas para emagrecer sem sofrer????????? A primeira coisa que pensei: mammamia, mais um livro inùtil daquelas dietas estranhas.... Porém Deus me iluminou naquele momento e mesmo assim comecei a folhear o livro, encontrando receitas como estas:

  • Antipasto de presunto
  • Coelho com molho picante
  • Costela de vitelo com molho de tomate
  • Hamburger Bismark
  • Pudim de baunilha
  • Cheesecake
  • Polpeta de carne com ervas

E tantas outras receitas. Dai fiquei curioso, pois como seria possivel COMER CARNE e emagrecer? Era a dieta dos meus sonhos!!!!!!!!!!!!!!!

Comprei o livro digital (na Amazon.it) para ler no iPad e fiquei mais curioso ainda, pois naquele livro, o Pierre apenas dava pequenas indicaçoes da dieta, afinal era o livro de receitas da dieta :)

Comprei entao "o" livro:




Desculpem, nao encontrei nenhum dos dois na lingua portuguesa - acredito que ainda nao sairam no Brasil :(


Foi entao que descobri (e me maravilhei) com essa dieta, que consiste em quatro fases (explicaçoes retiradas do site da DietaDukan.com.br):

1ª - Uma fase de ATAQUE rápida e fulgurante, com resultados imediatos. Durante esta fase, o regime alimentar é composto de 72 alimentos com muitas proteínas.

2ª - Uma fase de CRUZEIRO que leva ao peso certo. Durante esta fase, è possivel comer tudo aquilo permitido na fase de ATAQUE + verduras à vontade!

3ª - Uma fase de CONSOLIDAÇÃO de 10 dias por quilo perdido que abre, pela primeira vez, um primeiro retorno a uma alimentação equilibrada, com o objetivo de enraizar o peso recém conquistado e ainda vulnerável. Há ainda o retorno progressivo dos alimentos prazerosos com duas refeições "comer o que quiser".

4ª - Um fase de ESTABILIZAÇÃO definitiva baseada em 3 medidas simples, concretas, pouco dolorosas, mas não negociáveis. Esta fase é a parte mais fácil e essencial do método para emagrecer, já que 95% das pessoas que seguem um regime, voltam a engordar e recuperam o peso perdido.


A dieta baseia-se num conceito bem simples, que foi o que me cativou: "comer tudo aquilo que è permitido a vontade". Caros leitores, quando eu vejo a palavra "a vontade" fico atè emocionado, que gordo nao gosta de tudo "a vontade"?

Bom, o frances dividou a dieta em 4 fases, vou dar o meu pitaco em cada uma delas:

1ª - Fase de ataque: aqui voce pode comer apenas alimentos que contenham 'proteina' a vontade. Isso significa que posso comer vàrios tipos de carne, peixe, frutos do mar, quase todos os tipos de aves, ovo e laticinios magros. E como è apenas a fase de ataque, o inicio - ela tem uma duraçao bastante curta - geralmente entre 1 e 5 dias, o que è muuito fàcil de seguir e a grande sacada: è possivel ver resultados ràpidos, jà no 1º dia...

2ª - Fase de cruzeiro: nesta fase insere-se as verduras junto com as proteinas, porém de forma alternada - o ideal è num dia comer apenas proteina (como na fase anterior) e no dia seguinte proteina + salada e assim por diante, tudo sempre à vontade!

3ª - Fase de consolidaçao: para evitar o efeito sanfona, o médico nos dà 10 dias para cada quilo perdido - assim tudo aquilo que perdemos serà mantido ao longo do tempo, alèm de nos habituarmos a comer de forma saudàvel e o melhor: praticando exercicios fisicos - que ele exige apenas 20 minutos de caminhada na 1ª fase, 30 minutos de caminhada na 2ª e 25 minutos nesta 3ª - nada impossivel de conseguir. Além disso, nessa 3ª fase inicia-se a inserçao de frutas, queijo e também carboidratos.

4ª - Fase de estabilizaçao: nesta fase ele nos dà algumas regrinhas para manter pra sempre os hàbitos saudàveis adquiridos ao logo da dieta: 1 dia (preferivel quintas-feiras) apenas de proteina, o abandono do elevador e o consumo de 3 colheres de farelo de aveia por dia...

COMO COMECAR??

Basta acessar o site da dieta (clicando aqui em portugues ou aqui em italiano) e inserir os dados nos campos abaixo:





Automaticamente abrirà a janela a seguir:






No final basta clicar no botao CALCULAR:



Pronto, vai aparecer a belissima imagem com as 4 fases e as respectivas datas:







Neste meu caso, refiz o teste apenas para dar postar aqui as informaçoes a voces, pois eu realmente iniciei minha dieta no dia 20/08/2012 com 90 quilos e hoje - dia 22/08/2012 entre na Fase de CRUZEIRO, onde permanecerei por 70 dias. Segundo o site, atingirei meu Peso Ideal no dia  31/10/2012

Serà?? Segundo o site hoje eu deveria estar com 89,16 quilos, querem saber o resultado da pesagem de hoje????

Vejam abaixo:



Ahhhh, junto com a dieta, sou obrigado a fazer todos os dias pelo menos 30 minutos de caminhada - que troquei pela bicicleta (nao se esqueçam que tenho tres hèrnias de disco) que è um exercicio com menos impacto.

Resultado de hoje das pedaladas:




Duraçao total: 1 hora, 8 minutos e 49 segundos
Distancia: 13,051 quilometros
Velocidade mèdia: 11,4 km/h
Calorias perdidas: 345,2

Ou seja - dobrei o tempo minimo exigido e melhor: sem sofrer absolutamente nada, além do calor sufocante que està aqui a Itàlia ;)

Abraços a todos e atè o pròximo post!!!

Nessun commento:

Posta un commento